domingo, 26 de julho de 2009

Saudades de Madri - Capítulo I

Ano passado, mais ou menos nesta época, entrei na crise dos 30 e queria me dar um presente a altura da data. Nada melhor do que uma viagem.
Como a Carol, amiga minha que casou com o Tim, australiano, uma das pessoas mais gente fina que conheço, estavam de lua de mel dando a volta ao mundo estariam no Marrocos por agosto, setembro, me organizei para encontrá-los lá. Marrocos lá vou eu. Nem sabia direito aonde era, como era, o que se pode ou não se pode fazer lá. Mas iria estar em um lugar diferente e com eles, que são parceria pra qualquer tipo de aventura.
Comecei a organizar as coisas, fui na agência de turismo do Marinho, um amigo meu, e perguntei:
-Marinho, quanto custa a passagem pro Marrocos?
-Que bom que tu vai pro Marrocos, é maravilhoso, já fui.- Marinho
-Vamos ver,..., é US$900,00. - Marinho
-Queres passar o final de semana em Madri?- Marinho
-Como assim?- Fernanda
-Pagando R$100,00 tu pode descer em Madri e poderias passar o último final de semana da viagem lá.- Marinho
-Quero.- Fernanda
-Tudo certo então?- Fernanda
-Tudo.- Marinho
Mandei um e-mail pra Carol dizendo que já tinha comprado a passagem pra tal dia com escala no Rio/Madri e destino Casa Blanca. Tudo certo.
Chegando no Salgado Filho com as malas, o namorado, que levou um cabide com duas camisas que não podiam ser amassadas, nos apresentamos no guichê.
Entregamos os papéis o e funcionário:
-O seu voo já esta lotado, voltem para casa e se apresentem aqui amanhã no mesmo horário.
-Como assim?- Fernanda
- Nesta estação tem muita neblina de manhã, aí os passageiros foram realocados no SEU voo.
-Pra casa eu não vou. Acho bom vocês darem um jeito nisso, porque sou advogada e não sei se te informaram que há uma liminar que se der overbooking no voo de um advogado vocês tem que pagar um multa milhonária.- Fernanda
-Mas não tem jeito, todos os voos estão lotados.-funcionário
-Qual é o teu nome?-Fernanda
-Pedro. - funcionário
- Quem sabe então fazemos um acordo aqui e agora, eu e tu, sem envolver a justiça, estou saindo de férias e não quero me estressar e sim descansar. Tu nos manda hoje pro Rio de Janeiro, nos coloca em um hotel, nos paga o transporte, as refeições e amanhã vamos pro Marrocos saindo de lá. Porque se voltarmos aqui amanhã tu vai nos dizer a mesmo coisa e assim eu nunca vou conseguir sair de férias.- Fernanda
- Vou ver o que consigo com o meu gerente e vocês tem que ir na loja da companhia pedir a transferência do voo pro Marrocos.-funcionário
- OK. Mas só mais uma coisa. Vê se tu consegue um hotel na praia, e não daqueles perto do aeroporto, senão o gasto com transporte vai ser maior pra irmos até a cidade e voltar e teremos que passar pela linha amarela, vermelha, não sei que cor é agora e se acontecer algo conosco tu sabe que a responsabilidade é de vocês e ai já pensou?- Fernanda
-Tá. Vou ver o que consigo.-funcionário
Chagando na loja, claro que tinha fila e na ponta do balcão tinha um homem brigando que tinha que embarcar porque estava viajando a trabalho e ia fazer degustação de vinhos e se chegasse um dia atrasado perderia a excursão.
Mas a voz dele me era muito familiar.
Conseguimos remarcar a passagem internacional e fui falar com o tal homem.
-Oi te conheço de algum lugar. Meu nome é Fernanda Alfonsin.-Fernanda
-Claro, tu é minha advogada. Meu nome é @ (sigilo profissional).
Aí ele me contou tudo, o que eu já sabia por que tinha ouvido toda a reclamação. A voz dele tem um timbre alto, de origem alemã, com quase dois metros de altura, um e noventa.
Voltando no guichê o funcionário informou que estava tudo certo e nosso hotel era em Copacabana a uma quadra da praia. Maravilha.
Agora tínhamos que avisar a Carol que chegaríamos um dia atrasados.
(continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário