quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ministros do STF discutem durante sessão do tribunal

Comentário:
Vale à pena ver esta reportagem da briga dos Ministros da Justiça no Supremo Tribunal Federal (o tribunal que fica em Brasília e é responsável pela verificação da aplicação da Constituição Federal em último grau de recurso).
A Justiça é de primordial importância a democracia de nosso país. País este que é democrático, conforme consta na Constituição aquela, segue este sistema de convivência em sociedade, ou é nisso que acreditamos.
A Justiça, em seu cotidiano, tem se esfarelado, perdido a autoridade, inerente ao Poder. Quem obedece quem não tem poder? Quem não acompanhou a prisão de juízes, Lalau, por exemplo. Quem nunca ouviu falar em venda de sentenças? Nem vamos entrar na possibilidade do Judiciário Gaúcho ser corrupto ou não, porque isso dá discussão para vários dias.
Porém, atitudes como esta, fatos, o cotidiano da Justiça, a desilusão, a falta de atualização, a realidade brasileira estampada em forma de estórias, falta do exercício do dever mais básico de aplicação das lei vigentes no Brasil. Hoje quando a pessoa entra com uma ação na Justiça, ela não tem a menor ideia da possibilidade de decisão que ela pode ter. Não é porque está previsto na lei, que obrigatoriamente será o desfecho que o seu caso irá tomar. Há mil e uma possibilidades.
É verdade e não me venha com chorumelas (?)!
Tanto é, que não sei se vocês ouviram falar do PACTO, assinado pelos representantes dos Três Poderes visando retirar o prerrogativa de julgar, única e exclusivamente do Poder Judiciário. Outros órgãos públicos também terão este poder. E qual a justificativa principal? Falta de eficiência do Poder Judiciário. dizendo!
Por último, uma fofoca. A Ministra Ellen Gracie, a Toda Poderosa, do Poder Judiciário, sem querer fazer trocadilhos, não participou da reunião dos outros Todos Poderosos do Poder Judiciário porque estava viajando. Daqui à pouco Eles entram em outra briga por causa das cotas de passagens aéreas.
A vida é assim! E acho que não vai mudar tão cedo. Se bem que o Lula está se agilizando....(fazendo o PACTO) ao menos é alguma coisa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário