quarta-feira, 9 de março de 2011

A retomada do crescimento de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul

O Estado do Rio Grande do Sul a muito perdeu a liderança do crescimento intelectual e econômico. Isso é um completo retrocesso. Sempre fomos os melhores, revolucionários, pensadores, poderosos.

Para retomarmos o crescimento e para que ele seja perene, devemos observar princípios básicos e fornecer no mínimo os direitos fundamentais da pessoa humana garantidos pela Constituição Federal. Para isso, o Estado, como um todo, precisa dar o exemplo. Quantas vezes por dia nos deparamos com a polícia assaltando, a fiscalização de trânsito dobrado sem colocar o sinal, os legisladores preocupados em saber como ele pode tirar mais vantagem do dinheiro público?

Quantas oportunidades não exploradas nós temos? Na agricultura, nas pesquisas, na informática, no turismo? Devemos elaborar uma exploração sustentável de tudo isso, planejada, observada como um todo. Mas isso tem que ser feito com vontade, com trabalho, com estudos, com criatividade e competência.

Nós podemos gerar um círculo de riqueza consumindo racionalmente, reutilizando os materiais, gastando menos e utilizando os valores economizados em investimentos para o futuro.

Porto Alegre, por um golpe da sorte, não sei, hoje possui um Prefeito maravilhoso, José Fortunati, que é genuinamente um administrador. Gosta de trabalhar, possui carisma, simpático e aparentemente honesto. Ele está constantemente em contato com Brasília pedindo a aprovação do metro e da nova Ponte do Guaíba para Porto Alegre. É o mínimo que nossa cidade merece depois de tantos anos estagnada, onde só o que cresce é a criminalidade. Onde tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o amor. Que assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário